(realizado em 25 de outubro de 2008)
Neste percurso, fomos conhecer melhor o teatro de rua, este gênero dramatúrgico que encontra seu espaço de origem e fim usando como palco praças, avenidas, caminhões, estruturas leves e uma capacidade de diálogo e interatividade extraordinárias. Foi uma tarde para observar o pensamento, as inspirações, as referências, a inserção nas ações políticas, as experiências de pessoas e coletivos como os grupos Teatro de Caretas, Nóis de Teatro e o Garajal.
Ficha Técnica:
Coordenação: Crisóstomo da Cunha (CCBN)
Produção: Júlio Lira e Vicente Neto(Mediação de Saberes)
Mediadora Convidada: Vanéssia Gomes, pesquisadora em artes cênicas, atriz do Grupo Teatro de Caretas.
Grupos visitados:
- Nóis de Teatro
- Grupo Garajal
Para saber mais
Links para matérias de jornal:
http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/776027.html
http://www.secult.ce.gov.br/clipping/clipping.asp?codigo=6506
http://eletrocactus.blogueisso.com/111/teatro-de-rua-e-a-cidade-em-debate/
http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=10317
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u395161.shtml
Links de sites e blogs
http://www.teatroderuanobrasil.blogspot.com/
http://www.teatrodecaretas.blogspot.com
http://www.oswaldbarroso.com.br
http://www. cooperativapaulistadeteatro.com.br
http://teatroderuaelt.blogspot.com/2006/04/um-teatro-para-rua-de-toda-parte.html
http://www.oinoisaquitraveiz.com.br
Bibliografia básica para o tema indicada por Vanéssia Gomes:
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento.
O Contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora
da Universidade de Brasília, 1993.
BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel. São Paulo, Ed. Hucitec, 1994.
BARBA, Eugenio. A Arte Secreta do Ator. São Paulo, Ed. Hucitec, 1995.
BARBA, Eugenio. Além das Ilhas Flutuantes. São Paulo, Ed. Hucitec,
1991.
BOAL, Augusto (1997). 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator
com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira.
BOAL, Augusto (1998). Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira.
BOAL, Augusto (1996). O arco-íris do desejo: método Boal de teatro e
terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
BOAL, Augusto (1991). Teatro do oprimido e outras polóticas.
Rio de Janeiro: Civiliza��o Brasileira.
BOAL, Augusto (1996). Teatro legislativo. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira.
BOAL, Augusto (1979). Técnicas latino-americanas de teatro popular:uma
revolução copernicana ao contrário. São Paulo: Hucitec
BOLESLAVKI, Richard. A Arte do Ator. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1992.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Ed. Companhia das
Letras, 1996, 431p.
SILVA, Erotilde Honório. O fazer teatral. Forma de Resistência.
Fortaleza: Ed. UFC, 1992. 229p.
COSTA, Marcelo Farias. Roteiro da dramaturgia cearense. Fortaleza,
Edições UFC, 1980. 112p.
DRUMMOND, Antônio L.. Mudança de Cena: O uso do teatro no
desenvolvimento social. Editora Paul Heritage, 2000.
FREITAS, Paulo Luís de. Tornar-se ator: uma análise do ensino de
teatro no Brasil, Editora da UNICAMP, 1998.
GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro, Ed.
Civilização Brasileira, 1987.
HONÓRIO, Erotilde. História do Teatro no Ceará: Através de Grupos e
Companhias (1967 a 1997) textos de: Alexandre Barbalho, Erotilde
Honório, Oswald Barroso e Rejane Reinaldo. - Fortaleza: Governo do
Estado do Ceará; Secretaria da Cultura e Desporto; Bureau de Artes
Crônicas do Ceará; Theatro José de Alencar, 2002. 96 p.
KUSNET, Eugênio. Ator e Método. Rio de Janeiro, Serviço Nacional de
Teatro - Ministério da Educação e Cultura, 1975.
LEWIS, Robert. Método ou loucura. Fortaleza, Edições UFC; Rio de
Janeiro, Edições Tempo Brasileiro, 1982.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: Construção do Personagem. Ed. Atica.
1989
PEIXOTO, Fernando. Teatro em Movimento. 3a edição. Ed. HUCITEC São
Paulo 1989.
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à Estética.4a edição. Recife: Ed.Universitária da UFPE, 1996. 340 p.
Em breve, as fotos deste roteiro serão postadas.