domingo, 15 de fevereiro de 2009

PerCurso "Nas asas de uma cidade que voa"

realizado em 14 de fevereiro de 2009

Juazeiro do Norte é uma cidade cosmopolita, abrigando gentes de todos os sotaques e devolvendo suas invenções nas asas de pavões misteriosos além dos quatro cantos do mundo. Neste percurso buscamos encontrar a influência desta cidade-fonte sobre Fortaleza, colocando-nos no caminho do ouro de Juazeiro, na pegada do milagre, no rastro da arte como ofício.

Ficha Técnica:

Coordenação: Crisóstomo da Cunha (CCBN)

Produção: Vicente Neto (Mediação de Saberes)

Mediador Convidado: Dodora Guimarães, especialista em Comunicação em Comunicação e Imagem, Curadora e uma pesquisadora apaixonada pelas pessoas e ofícios da região.

Mercado São Sebastião - Comércio de Ervas



Ourivessaria do Seu Cícero (Rua Rodrigues Júnior com Pinto Madeira)


Casa do Cantador do Nordeste (Carlito Pamplona)


PerCurso "O Clube do Cinema de Fortaleza"

realizado em 7 de fevereiro de 2009

Neste dia o percurso apresentaou aspectos essenciais da história do cineclubismo em Fortaleza. Fundado em 1948 por Antônio Girão Barroso e Darcy Costa, o Clube de Cinema de Fortaleza, o segundo a ser criado no Brasil, manteve vivo, durante mais de 30 anos, um movimento cultural muito importante, responsável pela formação de vários cineastas, difusão do cinema de arte na cidade e da crítica de cinema na imprensa local.


Ficha Técnica:

Coordenação: Crisóstomo da Cunha (CCBN)

Produção: Júlio Lira (Mediação de Saberes)

Mediador Convidado: Augusto Cesar Costa, jornalista, fotógrafo, produtor cultural convive desde criança com o ambientes dos cineclubes e cinemas de arte de Fortaleza


Não há registro de imagens

PerCurso "A Arte da Terra"

realizado em 31 de janeito de 2009

A cerâmica do Ceará é reconhecida por sua qualidade e criatividade. Neste percurso, guiados por um juazeirense radicado em Fortaleza, artista e mestre, transitaremos do campo da produção utilitária ao campo da arte contemporânea. Quem produz? Que tipo de produtos? Como se caracteriza este mercado? Além de investigar estes temas os participantes terão uma oficina de modelagem em argila.

Ficha Técnica:

Coordenação: Crisóstomo da Cunha (CCBN)

Produção: Júlio Lira (Mediação de Saberes)

Mediador Convidado: Bosco Lisboa, artista e arte-educador, tem no barro a matéria prima de sua carreira.

Não há registro de imagens

Percurso "Às Margens de uma Cidade de Água e Sal "

realizado em 24 de janeiro de2009

Fortaleza é marcada por uma paisagem litorânea e pelas jangadas que serpenteiam as ondas dos seus mares bravios. Contudo, essa cidade também pode ser desbravada em busca de uma outra paisagem também bastante corriqueira no cenário urbano. Este PerCurso foi em busca das lagoas de variados matizes e tamanhos que povoam a cidade. Saindo do centro de Fortaleza, passamos pela praça da Lagoinha e passamos também pelas lagoas da Parangaba e da Maraponga. Ouvimos sobre a história dessas e de outras lagoas, as que resistem e as que desapareceram e também conhecemos pessoa que vivenciam cotidianamente esses espaços. As peculiaridades, as necessidades e as percepções de homens, mulheres e crianças que trabalham e se divertem nas margens de uma cidade de água e sal, construindo uma íntima relação com esse espaço natural foram os pontos marcantes deste roteiro.

Ficha Técnica:

Coordenação: Crisóstomo da Cunha (CCBN)

Produção: Thaís Monteito (Mediação de Saberes)

Mediador Convidado: Hélio Monteiro, Sociólogo, Pesquisador , Professor e autor da dissertação “Fortaleza na Ponta do Anzol”.

Não há registro de imagens