terça-feira, 30 de junho de 2009

Percurso "Fortaleza medieval: Passeio entre Resíduos"

(realizado em 27 de junho de 2009)

Castelos, bruxas, princesas, magia, mosteiros, estas são algumas idéias que vem à cabeça quando pensamos em Idade Média, chamada por alguns de Idade das Trevas. Neste Percurso, rememoramos que a Idade Média foi um período muito fértil da história humana e que ainda hoje dela permanecem alguns resíduos na nossa vida diária. A música, a arquitetura, as artes plásticas, religião, alguns institutos jurídicos, ofícios profissionais, a própria distribuição da cidade... não faltaram motivos para estabelecermos diálogos entre o passado medieval e a realidade contemporânea.


O Rodrigo Marques, escritor e professor do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará, campus FECLESC, foi o mediador desta edição.

Percurso "Histórias em Cliques"

(realizado em 20 de junho de 2009)

Neste Percurso, discutimos o papel do fotógrafo como criador de uma narrativa visual; a ética do foto-editor e da empresa jornalística na seleção e no trato das imagens. Conhecemos a editoria de fotografia de um periódico da cidade, conversamos com o editor e visitamos o Instituto de Fotografia do Ceará, onde os participantes puderam ter um panorama do fotojornalismo desenvolvido - bastante premiado - do Ceará, suas transformações e dilemas.

A mediadora convidada foi a Fernanda Oliveira, fotógrafa e pesquisadora; especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela UFC; professora de fotojornalismo na FIC e Diretora do I-FOTO Instituto de Fotografia de Fortaleza.

Percurso "Memórias de um Coração de Menino"

(realizado em 13 de junho de 2009)

Uma característica comum em escritores do início do século XX era diversidade de gêneros na produção. Com mais de 100 livros publicados, Gustavo Barroso enveredou por temáticas e caminhos diversos: romance, contos, crônicas, poesias, ensaios, biografias, obras didáticas... versava sobre museologia, arqueologia, política, sociologia, história, folclore, filologia. Neste percurso, fizemos um passeio pela Fortaleza das memórias do escritor a partir da seleção de uma historiadora que sobre elas se debruçou. Um sábado chuvoso que também ensejou conversas sobre memória e nacionalismo, patrimônio e memória, a cidade e seus usos...

Quem nos acompanhou no roteiro foi Afonsina Moreira, licenciada em História pela UFC; mestra e doutora em História Social pela PUC/SP, com a tese “No Norte da Saudade: esquecimento e memória em Gustavo Barroso”; professora e pesquisadora do Depto. De História da UFC.

Percurso "Entre Nós, Bibliófilos"

(realizado em 6 de junho de 2009)

Uma tarde de paixão, devoção pelos livros seria uma descrição deste percurso. Fomos guiados por uma leitora que se empolga com os romances, novelas que lê e passa a narrá-los para os que lhe rodeiam, retransmistindo sua afeição pela leitura. O participante do percurso foi apresentado a textos e a lugares da cidade que se abrem para os bibliófilos e, por sua vez, compartilhou suas próprias leituras.

A emplogada e empolgante mediadora foi a Izabel Gurgel, jornalista, diretora do Theatro José de Alencar, além de irremediável bibliófila.

Percurso "Na Marcha do Peixe Roncador"

(realizado em 30 de maio de 2009)

Pirambu em tupi guarani significa: Peixe roncador. A área é uma das mais superpovoadas do país; perdendo só para a Rocinha no Rio de Janeiro.O bairro foi desapropriado por decreto-lei pela União, para fins sociais em 1962. Na época, 20 mil pessoas se mobilizaram até o Centro de Fortaleza numa grande manifestação, a "Marcha do Pirambu" , que chamava atenção contra a marginalização, discriminação e os esteriótipos dados pela sociedade de Fortaleza. No lugar onde os peixes roncam, a população se organiza para a ação social e cultural. Nesse percurso conhecemos o Pirambu do Projeto Quatro varas, do ativismo, da cultura pulsante e vimos algumas iniciativas de organização social, cultural e de saúde mental.

Como mediador tivemos o José Airton Paula Barreto, Advogado, Fundador do Movimento Emaús em Fortaleza e Membro da Comissão de Justiça e Paz da CNBB-Ce.

Percurso "Entre Cliques e Avenidas"

(realizado em 23 de maio de 2009)

Nesta sábado, os participantes do Programa PerCursos Urbanos tiraram a tarde para lançar sobre a cidade um olhar fotográfico. Enquadramento, luz, ângulo, abertura e muitos cliques estiveram no roteiro desse PerCurso em que o público trocou as palavras pelas imagens para expressar o sentimento de transitar por Fortaleza.

O mediador foi o Elietiel Guedes, graduado em Comunicação Social-Jornalismo (FANOR), especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC), pesquisador em fotografia e coordenador do grupo de fotografia Olhar Ser-Ver-Luz.