sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pirambu da Saúde


No sábado (8/1), o primeiro PerCursos Urbanos (PU) de 2011, tematizou Pirambu da Saúde, bairro de Fortaleza.
O mediador foi José Lopes Macedo, “Seu Zequinha”, terapeuta comunitário atuante na ONG Quatro Varas, organização que tem parceria com o Ministério da Saúde e com a Pró-Reitoria de Extensão da UFC.
Seu Zequinha, afirmou que a vinda do estudante na época Airton Barreto, para residir no Pirambu, marcou os moradores do lugar e fortaleceu a luta de organização da associação de moradores.
Um fato marcante foi reivindicar em Brasília/DF, o ano 1984, a desapropriação das terras, pois ali pertence a União. Antes havia acontecido a Marcha do Pirambu, com a ajuda do Padre Hélio Campos, a passeata reuniu muitos moradores até o centro de Fortaleza.
A primeira parada
Visitamos na Vila Velha, Barra do Ceará, o Movimento Emaús Amor e Justiça, de cunho filantrópico nasce na França há 60 anos, “apela para a partilha e solidariedade entre os que tem mais a quem tem menos, ou quase nada”, afirma Chagas Filho – assessor do Emaús - que nos apresenta o espaço cedido pela prefeitura de Fortaleza. Na lataria do caminhão, lê-se: “recolhemos sua doação e recuperamos tudo o que nos possa ser útil: móveis, eletrodomésticos, material eletrônico, refrigeração, computadores, máquina de lavar, utensílios de cozinha, livros, brinquedos, roupas, calçados, quinquilharias.” E no panfleto, mais detalhes: “objetos usados, mesmo sem funcionar, para serem reciclados em nossas oficinas que geram trabalho e sustento... recebemos também papel, plástico, vidro, alumínio, ferro e outros recicláveis.”
“O destino do apurado, diz Chagas, é o galpão da rua 23, casa 6, do Conjunto Polar. Aqui, devidamente recuperados, os excessos e sobras das doações vão à venda a preços honestos ao público em geral.” Todo sábado de 8h ao meio dia. Com o lucro obtido, a instituição se mantém e investe em trabalhos sociais com crianças e jovens desassistidos dos bairro Pirambu e Vila Velha.
A segunda parada
No Pirambu, funciona há 23 anos o Quatro Varas, projeto de extensão da UFC com apoio do Ministério da Saúde, secretaria municipal de saúde de Fortaleza.
Seu Zequinha nos diz: ”O Dr. Adalberto Barreto ( psiquiatra e antropólogo) fundador do projeto em 1987, chegou a Quatro Varas através de seu irmão, o advogado Airton Barreto, morador do bairro há vários anos e Coordenador do Centro dos Direitos Humanos do Pirambu - amor e justiça. Dr. Airton fundou um centro de atendimento jurídico, localizado no mesmo bairro, destinado às pessoas que têm seus direitos humanos violados.
Inicialmente, Airton mandava moradores do bairro ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará para os cuidados psiquiátricos de Adalberto e seus alunos. Entretanto, o número de pessoas chegadas do Pirambu começou a aumentar muito e tornou-se inviável continuarem os trabalhos. Dr. Adalberto resolveu, então, transferir seu trabalho para a comunidade.”

Conhecido como Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária (MISMEC), espaço no qual o "saber universitário" e o "saber popular", unidos de forma complementar, estão à serviço das dinâmicas individuais e comunitárias".

Conhecemos a oca de saúde comunitária, para a realização de massoterapia e rezas, salão terapêutico, farmácia viva, posto de saúde, escola de educação infantil. As terças e quintas de 14h às 17h acontece a terapia comunitária, aberto ao público em geral.

Visite:

Movimento emaús amor e justiça
Rua 23, casa 6, conjunto polar, Barra do Ceará.
Contato: 3282 1287/3282 1382

Projeto 4 Varas
Endereço: Rua Profeta Isaias, 456 – Pirambu.
Contato: 3228.3848/3286 6046