sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PerCurso "Cidade-Salão"

(realizado em 29 de agosto de 2009)

A vontade de educar o corpo, de socializar e otimizar a vida tem feito muitas pessoas procurarem academias para aprender os primeiros passos das danças de salão. Mas há quem não se conforme com os horários e espaços regulares e extrapole o movimento para encontros de amigos em parques e praças da cidade com o intuito de estudar a dança, trocar passos e afetividades. Neste percurso vimos como fortalezanses estão promovendo através da dança uma saudável relação entre o corpo e a cidade, reinventando usos de espaços públicos.

Foi uma tarde inusitada: pela primeira vez realizamos 2 percursos simultâneos, seguindo roteiros e propostas diferentes e que se integraram ao final.


Percurso 1:
Um ônibus saiu às 15h do Centro Cultural Banco do Nordeste com 40 pessoas, entre elas o Diego Borges (professor, licenciado em Educação Física e especializando em Metodologia do Ensino da Dança) , mediador convidado desta tarde.



Na primeira parada, às 15h30, conhecemos o projeto Dançar Faz Bem, curso de extensão da Universidade Federal do Ceará, que funciona nas noites de terças e quintas e manhãs e tardes de sábado, atendendo à comunidade de dentro e de fora da UFC.





Da UFC rumamos para o Parque Ecológico Adahil Barreto. O local, antes já usado para caminhadas e pique-niques, também tem sido cenário de uma interessante experiência de uso da cidade: pela internet, um grupo de jovens interessado em dança de salão. combina data, horário, ritmos e escolhem um espaço público para trocarem passos e afetividades.


Também elegemos o Parque Adahil Barreto para a realização de uma oficina de dança de salão durante este Percurso Urbano, sob a orientação do prof. Diego Borges. A oficina serviu ainda de preparação para o último momento dessa tarde...




Percurso 2:
Às 16h30 um segundo ônibus carregando cerca de 40 alunos de dança de salão saiu da Universidade Federal do Ceará para uma sequência de 3 flash mobs. O objetivo das intervenções era agregar o maior número de pessoas para transformar três espaços públicos da cidade em salões de baile instantâneos e efêmeros. Em cada espaço foram realizados 3 bailes de aproximadamentes 15 minutos, com rodas de salsa, forró, samba, merengue, zouk...






Ao lado, Universidade Federal do Ceará: concentração do grupo do Percurso 2





Forró sob o planetário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Roda de salsa na Praça do Ferreira

Encontro ao final:
Os percursos 1 e 2 convergiram para a Praia de Iracema, onde a partir das 18h15, comecinho de noite, realizamos um grande baile-relâmpago em pleno calçadão à beira-mar. Eram em torno de 80 partcicipantes dos dois percursos e pessoas que estavam ou passavam pelo local também entraram na dança...

Interação dos dois Percursos Urbanos

Nenhum comentário: