sábado, 20 de setembro de 2008

Percurso "Entre a Costura e a Cultura"

(realizado em 20 de setembro de 2008)
Para esta tarde de sábado, acompanhados por um professor de Antropologia da Moda e por uma estilista, visitamos alguns pontos da cidade estreitamente vinculados com o vestir e suas representações. Do Beco da Poeira, onde a moda de grifes famosas se vulgariza quase instantaneamente em cópias consumidas com avidez por camadas populares, ao ateliê, onde a cultura popular é re-simbolizada e ganha valor comercial; da relação entre os indivíduos e os objetos às relações sociais mediadas pelos produtos da moda; dos elementos utilizados na confecção da peça ao endereço do ponto de venda, investigamos como botões e linhas, símbolos e representações se empregam na costura das relações sociais da cidade.

Mediadores: Fábio Azevedo, professor de Antropologia da Moda da Faculdade Católica do Ceará, e Silvânia de Deus, estilista.
Participantes: Interessados em geral, mediante inscrição prévia.
Ponto de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste.

Inscrições: A partir de 16/09, na recepção do CCBNB

Em breve postaremos as fotos deste roteiro




Para saber mais

Artigos acadêmicos:

A indumentária como forma de expressão

Bela de morrer, chic de doer, do corpo fabricado pela moda: O corpo como comunicação, cultura e consumo na moderna urbe

Vestindo a rua: moda,comunicação & metrópole

Moda e periferia:Negociações midiáticas

Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências

A influência dos figurinos de novela na moda brasileira


Criação de Lino Villaventura, em foto do blog Moda sem frescura

Outros links:

Mercados populares de Fortaleza

Beco da Poeira, em artigo no Overmundo

Beco da poeira, em matéria do jornal O Povo

Polyvore, site interativo


Outros links (em ingês e francês):

La mode française

The costume page (lista de endereços para pesquisadores)

Street style around the world


Shop Chão



Para aprofundar:


CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Parte I: Cap.3: O enigma do consumismo moderno e Cap. 4: O hedonismo tradicional e moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
CRANE, Diana. A Moda e seu Papel Social - Classe , Gênero e Identidade das Roupas. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2006.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
SIMMEL, Georg. (1993), "Psicologia do coquetismo". In: ______. Filosofia do amor. Tradução Luiz Eduardo de Lima Brandão. São Paulo, Martins Fontes.
____________. “A Metrópole e a Vida Mental”. In: O fenômeno urbano. Textos Básicos de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Zahar, 1973.
____________. Filosofia de la moda. In Cultura Feminina e Otros Ensaios. México, Editora Espasa Calpe, 1961.

____________. Da psicologia da moda. In SOUZA & OELZE (org). Simmel e a modernidade. Brasília, Ed. UNB, 1998.
SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: A moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
WAIZBORT, Leopoldo. George Simmel: Socialibidade e moderno estilo de vida. In As aventuras de Georg Simmel. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2000. v. 1. 592 p
WILSON, Elizabeth. Enfeitada de sonhos. Edições 70, Ltda. Lisboa – Portugal, 1985.

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