domingo, 7 de setembro de 2008

Percurso "Comunicação Alternativa: Para Além da Grande Mídia"

(realizado em 06.09.2008)
A cidade tem sua voz, que sai pela boca de diferentes sujeitos, que reverbera em todos os cantos e ecoa novamente no peito-mente dos diferentes sujeitos. Assim a comunicação se faz: cíclica, diversa e empolgante. Para muito além das grandes empresas de TV ou redações de jornais, a comunicação é algo latente e cotidiano do povo; é criada e cultuada nas ruas, nas feiras, em casa, nas propagandas, na arte. Muito dessa espontaneidade é captada em mídias alternativas, em veículos de comunicação resignificados e produzidos por muitas mãos. Para este percurso, convidamos os interessados no Lado B da comunicação para conhecer três locais na cidade que produzem coletivamente jornal, rádio e fanzines, de maneiras muito criativas.
Mediador: Rodrigo de Oliveira, educador da ONG Comunicação e Cultura, músico e luthier

Trajeto realizado neste percurso (Aguarde carregar. Clique nos ícones para informações)

Exibir mapa ampliado


Primeira parada: Rodolfo Teófilo. Casa de Fernanda Meireles, arte-educadora e fanzineira



Logo na chegada, Fernanda surpreende com uma subversão: os participantes de observadores transformam-se em objeto e são fotografados ao entrar na casa...





A fanzineira apresentou breve histórico de sua relação com os fanzines, falou de seu trabalho de catalogação dos grupos de fanzineiros da Fortaleza e apresentou algumas publicações das quais participou.






Participante analisa com interesse a mídia alternativa com a qual, segundo relata, está travando primeiro contato: "na minha geração, não havia fanzine. Pelo menos não entre os meus amigos."








Soluções para Iniciantes, um dos fanzines de Fernanda Meireles. Criatividade e informalidade são marcas das publicações.











Segunda parada: Conj. Prefeito José Walter, 2ª etapa. Rádio Comunitária FM Cultura

J. Cid, diretor técnico da rádio e também locutor. Quando o grupo chegou, era a única pessoa presente no prédio. Mas, entre uma música e outra do programa Bregão 87 que naquela ocasião homenageava o recém falecido Waldick Soriano, fez questão de apresentar o trabalho que desenvolve na comunidade, através do veículo comunitário.







A Cultura FM tem alcance de 7km. Em breve estará na internet fazendo com que notícias sobre o Conj. José Walter possam ser ouvidas em qualquer parte do Mundo. Aldeia Global...









Terceira parada: Comunidade São Vicente de Paula (também conhecida como Quadra). Jornal Comunitário Voz da Quadra

Há alguns anos um grupo de jovens da Comunidade Quadra se reúne e decide criar um jornal. O Voz da Quadra tinha sua reunião de pauta em sedes improvisadas em edifícios da igreja ou na casa de integrantes do grupo.








Atualmente o grupo recebe o apoio de uma instituição financeira com projeto social na comunidade, que empresta o espaço para sede do jornal. O grupo conseguiu se organizar e conta agora com o apoio de uma jornalista voluntária, além de computador e câmera digital.









As reuniões ocorrem todos os sábados e as edições são mensais e retratam o cotidiano da comunidade. A publicação traz uma coluna intitulada "Perfil do Mês", que valoriza os moradores do bairro. Durante a visita, participantes quiseram saber como implantar idéia semelhante em seus bairros...