domingo, 28 de setembro de 2008

PerCurso "Pelo Caminho do Samurai"

(realizado em 27 de setembro de 2008)

Aproveitando o mote das comemorações do centenário da imigração japonesa para o Brasil, neste percurso exploramos aspectos dessa milenar cultura, conhecendo sua influência sobre fortalezenses em pleno século XXI. A partir da experiência do Instituto Niten, entramos em contato com o Boshido, código de honra samurai que serve de alicerce para o treinamento com a espada. Técnicas como as do Iajutsu, Kenjutsu e Jojutsu que ensinam do desembainhamento à luta com espadas e bastões nos foram apresentados na tarde deste sábado, simultaneamente à muita filosofia oriental e história da cultura nipônica.

Para mediador convidamos o Médico Ariel Scafuri, coordenador da unidade Fortaleza do Instituto Niten, que infelizmente não pode comparecer. Em seu lugar - e muito bem- o educador físico e empresário Anderson Alcântara, o técnico em mecânica Arlindo e os estudantes Ana Júlia, Vitor Domingos e Dráulio Brasil, monitores e alunos do Instituto, responderam a várias perguntas dos participantes e compartilharam noções das técnicas samurais. Ao final ainda assistimos a exibições de lutas e Katas (sequências de movimentos ou exercícios).

Muita gente nova nesse percurso! Esperamos poder compartilhar outras vivências culturais sobre Fortaleza com todos vocês!

Mapa do trajeto realizado nesta edição (clique nas linhas ou ícones para detalhes)

Exibir mapa ampliado
>Exibir mapa ampliado


Galeria desta tarde














Para saber mais:

Bushido significa literalmente, "caminho do guerreiro" - era um código de honra não-escrito e um modo de vida para os samurais (a classe guerreira do Japão feudal ou bushi), que fornecia parâmetros para esse guerreiro viver e morrer com honra.

Seguir o bushido, é dar ênfase à lealdade, fidelidade, auto sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial e honra acima de tudo, morrer com dignidade.

É formado e influenciado pelos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo. Foi a combinação dessas doutrinas e religiões orientais que formou o código de honra do guerreiro samurai. "Não é apenas um sistema de ética a ser seguido pelas classes sociais. É a estrada do cosmo, os vestígios sagrados dos Céus, apontando o Caminho". – O Livro Dos Cinco Anéis (ou cinco pergaminhos, segundo a tradução do mo9nitor Anderson).

MODALIDADES

KENJUTSU


A arte da espada Samurai. Nas aulas treinamos combate com equipamento de proteção e katas, seqüências de técnicas. O Kenjutsu possui uma grande quantidade de posturas e técnicas, herdadas do tempo dos samurais, incluindo as técnicas de Miyamoto Musashi com duas espadas.



IAIJUTSU

É a modalidade de prática marcial do desembainhar da espada. Não se trata apenas de aprender a sacar uma lamina de aço da sua bainha, mas sim desenvolver habilidades de concentração, força, postura e auto-controle que são característicos desta modalidade do KOBUDO.



JOJUTSU

Os samurais transformaram o (bastão de 1,28 m) em uma das mais poderosas armas do Kobudo,com o bastão é possivel vencer a batalha sem derramar sangue, desarmando e rendendo o oponente com espada. A prática desenvolve em seus praticantes o espirito de combate, boa forma e noção de distância .



NITEN ICHI RYU

Estilo criado por Musashi sensei , destacando-se por sua técnica com duas espadas simultaneamente.
Capaz de vencer os mais formidaveis duelos com quem Myiamoto Musashi cruzou sua espada



MÉTODO KIR


o método KIR visa aprimorar o aluno de forma global, não apenas tornando o mesmo um atleta vencedor, mas um cidadão brasileiro correto,uma pessoal de bem com a vida, um vencedor da vida.
Coragem, honra, gratidão, polidez - são atitudes que desde os tempos dos samurais já eram valorizadas e faziam parte do assim chamado código samurai ou bushido.

Bibliografia:

(clique nos links para comprar das livrarias ou entre em contato com o Monitor Anderson Alcântara, do Instituto Niten, que conseguirá descontos)

O Livro dos Cinco Anéis (tratado estratégico dos Gurreiros Samurais)

Hagakure, O Livro do Samurai - conhecido manual de atitude do samurai.

Shin Hagakure, relatos de experiência, provérbios e ensinamentos inspirados no Hagakure.

Na internet:

http://www.niten.org.br/

http://www.bushido-online.com.br/samurai.asp

http://www.nipocultura.com.br/?p=365

http://blog.livrariaoraculo.com.br/2008/07/18/historia-dos-samurais/

Assista ao vídeo com o kata do monitor Dráulio

Assista à demonstração de combate entre monitores do Niten

Nenhum comentário: