domingo, 20 de abril de 2008

PerCurso "Castelos de Areia - Erosão no Litoral de Fortaleza"

Castelos de Areia - A Erosão Litorânea em Fortaleza - No atual contexto de erosão das praias e elevação dos níveis marinhos, Fortaleza apresenta-se como um preocupante exemplo: diversas formas de intervenções humanas vêm modificando os processos e o equilíbrio natural do litoral. Nesse PerCurso que foi da Praia do Caça e Pesca até a Praia da Barra do Ceará, exploramos a costa da cidade e discutimos a relação problemática entre a natureza e setores da sociedade, bem como suas conseqüências para Fortaleza, seu bioma (mangues) e o modo de vida de seus habitantes.

Como mediadores, contamos com a presença de:

Marcelo Martins de Moura Fé, geógrafo, mestrando em Geografia (UFC) e pesquisador em Evolução Geomorfológica do Sítio Natural de Fortaleza

e Mônica Virna de Aguiar Pinheiro, geógrafa, mestranda em Geografia (UFC) e pesquisadora em Evolução Geohistórica das Dunas Costeiras de Fortaleza.




Barra do rio Cocó



Morro de Sta. Terezeinha formado pelo transpasse costeiro (um dos movimentos das areias)



A geógrafa Mônica Virna Pinheiro explica os problemas causados ao litoral de Fortaleza com a construção do Porto do Mucuripe



O geógrafo Marcelo Moura Fé fala sobre a erosão litorânea e exibe fotos de satélite. Ao fundo, o Porto do Mucuripe.




Aterro da Praia de Iracema. Mais uma intervenção humana tenta remediar o desequilíbrio natural também causado pela ação do homem.



Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Vicente, fiquei feliz pela idéia do blog, está simples, de bom gosto e bem representativo do que foi o percurso.

Parabéns e Obrigado!

Estamos à disposição para um novo percurso em 2008.