domingo, 20 de abril de 2008

PerCurso "No Lugar da Arte"

No lugar da arte - Uma questão fundamental para a produção artística contemporânea é a sua relação com os espaços de exibição. Há algum tempo, a produção de arte problematiza o "cubo branco", considerando-o um espaço ideológico, projetado para dar visibilidade a obras de arte pretensiosamente autônomas. Por outro lado, existe a necessidade de espaços adequados à exibição da produção artística interessada em participar da vida cotidiana. A partir de visitas a alguns espaços públicos e institucionais de Fortaleza, exercitamos reflexões sobre como se pode caracterizar um lugar específico para dar visibilidade à produção artística atual. O Mediador foi o Enrico Rocha, mestre em Linguagens Visuais, professor da FCC.


Cultura popular do Cariri representada em objetos expostos no Sobrado Dr. José Lourenço. Qual o lugar da arte?


Esculturas da Praça Verde do Centro Dragão do Mar. Qual o lugar da arte?


O "Cubo Branco" dos museus que pretende isolar a experiência artística do mundo ao seu redor e oferecer "arte pura". Qual o lugar da arte? (MAC - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)


Em visita ao Paque das Esculturas (Av. Dom Manuel), debates com Enrico Rocha sobre conceitos de arte e seus objetos, observadores e espaçoes de exibição.




Nenhum comentário: