domingo, 20 de abril de 2008

PerCurso "Histórias que o cinema não contou"

Histórias que o cinema não contou - Do lado de lá, amores hollywoodianos, histórias de cowboy, galãs italianos, musas francesas. Do lado de cá, casais que construíam seus próprios romances no escurinho da sala de projeção; crianças que se empolgavam com mocinhos e bandidos nas matinês e gente que, seduzida pelo universo da imagem em movimento, criava cines mágicos improvisados em garagens, levava molduras dos cartazes para os cinemas em troca de entradas, tinha nos bastidores dos cines de Fortleza os principais cenários da própria vida. Um olhar para a nossa história e sonhos a partir das vivências de um homem da sala de projeção foi a proposta dessa tarde de sábado.


Os bastidores do nosso velho São Luiz, com seus equipamentos contadores de histórias e operadores colecionadores de outras tantas...


Seu Vavá, operador de Ilusões. 49 anos dedicados ao mundo da imagem em movimento, ajudou a montar 17 cinemas mundo a fora e foi o mediador dessa edição do PerCusros Urbanos.






Antigo Cine Santos Dumont (também chamado Dioguinho) na Praça do Colégio Militar. Hoje, depósito de uma empresa gráfica




Local do "novo" Cine Nazaré, o cinema sonhado, projetado e construído por seu Vavá. Inaugurado em dezembro de 2007, no Parque Araxá, O Cine Nazaré também será lugar de encontro e apoio às famílias, que, como seu Vavá, possuem parentes com doenças degenerativas.


Cine Nazaré: o novo lugar do velho cinema em Fortaleza. Em sua programação, além de filmes comerciais, películas dos anos 40, 50...




Nenhum comentário: