domingo, 20 de abril de 2008

PerCurso "História e Ensino em Fortaleza"

História e Ensino em Fortaleza
Como se deu a construção histórica do saber e do aprendizado em Fortaleza no final do século XIX e começo do XX ? Para esta tarde de sábado nosso mediador
Mardônio Guedes, historiador, doutorando em História da Educação pela UFC, porpôs pensarmos as relações existentes entre ensino, história e memória tomando por base as ações e discursos elaborados pelas instituições escolares em formação naquele período. Práticas educativas, políticas educacionais, cotidiano institucional escolarforam alguns dos temas recorrentes desta edição dos Percursos Urbanos.



Com recém completados 162 anos, o Colégio Liceu do Ceará testemunhou diversas tranformações pelas quais passou a Educação no Estado










Seminário da Prainha: o desafio de contextualizar o ensino e a ação da Igreja na laicizada sociedade contemporânea



Seminário da Prainha: uma das primeiras instituições de ensino de Fortaleza




Em, frente ao Colégio Imaculada Conceição, Mardônio Guedes fala sobre o ensino das instituições religiosas em Fortaleza nos séculos XIX e XX. (foto: Cleigiane Borges)




Nenhum comentário: