domingo, 17 de agosto de 2008

PerCurso "Eureka!: Ciência e Criatividade em Fortaleza"

Eureka! (realizado 12 de abril de 2008)
Um cidadão de Nova Russas que criou uma "máquina despoluidora" e um aparelho auditivo que toca rádio e mp3; uma incubadora de empresas criativas, que desenvolvem tecnologias e lançam no mercado produtos inovadores; um museu-laboratório onde é possível o contato com experimentos científicos de forma bem interativa. Neste PerCurso, fomos ao encontro de pessoas e instituições para quem a criatividade está entre as principais leis da ciência. Como mediadores convidados:

- o inventor Manuel de Souza Araújo
- profissionais do Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará (Padetec)
- Bolsistas da Seara da Ciência (UFC)




Participantes chegam ao primeiro ponto deste roteiro sobre Ciência e Criatividade: o museu interativo da Seara da Ciência (UFC). Escolhemos este ponto por representar um instituição que trabalha com criatividade a educação para a ciência . Nesse primeiro momento, breve orientação dos monitores Rafael, Cristiano e Camila sobre como usar o museu.

Percurseiros atentos à demonstração científica do monitor Rafael.

Percurseiros tentam compreender a lei das probabilidades. O Museu da Seara da Ciência atende prioritariamante a grupos de escolas públicas e projetos sociais. No site http://www.seara.ufc.br você encontrará os contatos necessários.


As leis da física sentidas com o próprio corpo: criativa proposta deste museu que trabalha a eduação para a ciência.

Um Percurso para relembrar os tempos de nossas feiras de ciências e conhecer como a cidade se relaciona com a criatividade e a tecnologia hoje.

O Sr. Manuel de Souza Araújo, hoje com várias patentes registradas, revive os tempos de menino-inventor no Museu da Seara da Ciência.

No interativo Museu da Seara da Ciência (UFC), uma experiência de combustão: participantes empolgados pediram bis!

No Campus do Pici (UFC), segundo ponto deste roteiro, PerCursos Urbanos visitou o Parque de Desenvolvimento Tecnológico, que além de manter um banco de inventos, disponível para investidores atentos a oportunidades de transformar criatividade em lucratividade, funciona como incubadora de empresas que pesquisam novas tecnologias e lançam produtos orininais no mercado.

No show-room do PADETEC , os participantes deste percurso colheram material publicitário sobre o perfume em pílulas (foto) e foto-sensores, projetos desenvolvidos pela incubadora tecnológica.

Terceiro ponto do percurso: Carlito Pamplona. Aqui este senhor de 65 anos, natural de Nova Russas, apresenta orgulhoso seus inventos.

A imagem é de um forno multifuncional a vapor, invento do Sr. Manuel, que despertou interesse de uma dona-de-casa presente entre os participantes.

Sr. Manuel, com 75% de perda auditiva, é inventor de um aparelho para surdos com custo de R$ 26. Um outro projeto mais sofisticado está patenteado adicionando ao aparelho as funções de rádio fm e mp3 player.

Nenhum comentário: