domingo, 17 de agosto de 2008

PerCurso "Se Esta Rua Fosse Minha"

Se Esta Rua Fosse Minha
No dia 5 de abril de 2008, o convite foi para bater pernas pela Praia de Iracema: um encontro com a história do bairro, através das narrativas de uma antiga moradora, a D. Alzira. Em seguida aprofundamos a discussão sobre o tema da requalificação do bairro.

Tivemos oportunidade de dialogar com a Lia Parente, coordenadora do Projeto de Requalificação da P.I., sobre as propostas: bulevar da Avenida Almirante Tamandaré, Pavilhão Atlântico, calçadões, áreas de lazer e equipamentos culturais como o Estoril. Dúvidas vivenciadas pela comunidade do Poço da Draga também entraram em pauta.






Ao lado de Lia Parente,"Seu" Aloísio, também morador da Praia de Iracema, contribuiu com falas sobre a memória do bairro.






Ponte Metálica, outrora escoadouro de mercadorias do comércio alencarino.







Vista da Ponte Metálica. Ainda visíveis as marcas dos trilhos por onde passavam os produtos embarcados e desembarcados das alverengas.







Na Ponte Metálica a arquiteta Lia Parente e D. Alzira, conversam sobre as mudanças no bairro com o projeto de requalificação.






Tendo ao fundo o antigo estaleiro da zona portuária da praia dos amores que o mar carregou, D Alzira despede-se dos percurseiros desse sábado. O mar em ressaca estalava impiedosamente sopapos de ondas contra a parede de contenção.




Participantes atentos às histórias de D. Alzira, 64, moradora da Praia de Iracema desde a infância. Lá atrás, o velho Mara Hope encalhado há 25 anos. Bem aqui, a esperança desta moradora, hoje vestida de mar - o melhor modelo encontrado no guarda-roupa do apertado barraco improvisado - de receber da perfeitura moradia digna.




O barraco de D. Alzira, sobre a Ponte Metálica. Ela tornou-se personagem ilustre da Praia de Iracema depois que o cineasta Petrus Cariri produziu "A Velha e o Mar", em que Alzira forma junto com o oceano que banha a P.I., a relação que é tema do documentário.






D. Alzira relembrou fatos importantes de sua vida transcorridos na antiga "Praia do Peixe": infância, juventude, casamento, trabalho na velha praia de Iracema foram temas abordados a partir dos relatos de uma de suas mais antigas moradoras.








Reduto da boêmia da praia mais cantada de Fortaleza, o Estoril foi um dos pontos de passagem do roteiro.







A arquiteta Lia Parente, cordenadora do Projeto de Requalificação da Paria de Iracema fala sobre as intervenções planejadas pela prefeitura para o bairro. Ao findo, futuro Centro Cultural Iracema, no Largo do Mincharia.





Bar do Mincharia, considerado um dos pontos de resistência cultural da velha guarda dos boêmios da Praia de Iracema.









Participantes batem papo no calçadão da "P.I."







...e o céu da praia, ao fim do percurso, já ameaçava prantear a saudade dos velhos tempos de badalação boêmia...

Nenhum comentário: