domingo, 24 de agosto de 2008

Percursos "Minha Cidade, Meu Lugar"

Minha cidade, meu lugar
No dia 17 de maio de 2008 estava previsto um roteiro com o artista Solon Ribeiro, que nos ap´resentaria uma visão autoral da cidade. No entanto o artista desmarcou o compromisso em razão de uma viagem particular. Substituimos tema, roteiro e mediador e tivemos uma agradável tarde de Sábado.

Neste roteiro, convidamos os participantes para uma vivência e reflexões sobre espaços públicos da cidade. Acompanhados pela paisagista Liliana Gondim, a idéia foi a de um piquenique mesmo: experimentar uma relação mais íntima e familiar com a nossa cidade, explorando tecnologias simples, como cangas, esteiras, jogos, leituras e petiscos; No primeiro momento, visitamos o Pólo de Lazer da Av. Sargento Hermínio - uma oportunidade para observar os vários usos desse espaço do qual a população se apropriou para a prática de caminhadas, bicicross, skate, le parkour, vôlei, futebol... Num segundo momento, já no ônibus, lançamos o olhar sobre outros lugares públicos de Fortaleza, conversamos sobre políticas públicas para a fruição dos espaços urbanos e que relações podemos experimentar com o tempo e o espaço na cidade. Fazendo a segunda parada na praça da rotatória da Av. Aguanambi, realizamos naquele espaço nosso piqueneque com os lanches trazidos pelos próprios participantes.

Mediadoraes: Liliana Uchoa Landim, graduanda em Arquitetura e Urbanismo, membro do movimento pela revitalização do Pólo de Lazer da Sgto. Hermínio e profissionais da Mediação de Saberes.























Nenhum comentário: