domingo, 24 de agosto de 2008

Percursos Obscuros da Cultura Gótica

(Roteiro do dia 23 de agosto de 2008)

O gótico, também conhecido como dark, é uma cultura pop urbana surgida nos anos 70 na Europa (após o boom do punk) e que hoje possui adeptos em todo o mundo. São artistas e entusiastas dos mais variados, conhecidos por suas roupas e maquiagens negras, adereços “exóticos”, aspecto vampiresco e por sua música soturna, porém dançante. Em Fortaleza esta “tribo urbana” também se faz presente e este percurso tentou decifrar sua ética-estética, calcada basicamente em obscuridade, morbidez e fetichismo – mas com boa dose de sarcasmo e humor negro.

Convidamos para a investigação do tema o Márcio “Mazela” Benevides, comunicólogo, mestrando em Sociologia (ambos pela Universidade Federal do Ceará – UFC) e guitarrista da banda gótica Plastique Noir.


Trajeto realizado neste percurso

Exibir mapa ampliado


Percurseiros reunidos no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza. Palestra inicial antes do embarque no ônibus.

Márcio Mazela fala sobre as influências muisicais e literárias dos góticos.



Participantes transitam pelo Cemitério, um dos espaços de circulação da tribo em Fortaleza.


O contraste salta os olhos: o amor à escuridão numa cidade extremamente luminosa

Mazela diz sentir-se à vontade na cidade e não se incomodar em ser rotulado como excêntrico. Mas não gosta da associação entre Cultura Gótica e depressão: "se a morte é uma realidade que aceitei, por que não apreoveitar a vida? Excêntrioco sim, mas não sou deprimido"

Os góticos de Fortaleza têm organizado flash mobs (ações públicas instantâneas) para dar visibilidade à cultura. O último evento foi a passeata dos Zumbis pelo Centro e Praia de Iracema, já este ano (Zombie Walk Fortaleza 2008). Neste percurso, como sugere a foto acima, a visibilidade gótica esteve garantida...

Para Mazela, o Cemitério é lugar de inspiração. Onde devaneios e sentimentos mórbidos transforman-se em poemas e canções.


A Catedadral de Fortaleza demorou quase 40 anos para ser concluída. Mais tempo que a vida de poetas admirados pelos góticos como Rimbaud, Byron e Cruz e Souza...

Porém, são as linhas neo-góticas da arquitetura do templo que encantam os adeptos do dark

Márcio Mazela diz que não costuma entrar em igrejas: "o que atrai aqui é a estética, não a filosofia da religião. Prefiro acreditar no meu poder a tranferi-lo a algo que supostamente existe", discursa o gótico num arroubo nietzscheano.

Percurseiros transitam pelas sombras da igreja com traços neo-góticos ao final da tarde em Fortaleza. Ao fundo, ecoa o som da Banda Plastique Noir.


Percurseiros - Galeria dessa tarde







Última parada do roteiro, o bairro da Praia de Iracema é também o espaço por onde se embrenha essa tribo na noite de Fortaleza

Visita ao Hey Ho Rock Bar, ponto de shows e festas em que a galera dark se encontra

DJ Rafael Lucena, gerente do Hey Ho e produtor da badalada festa das Sombras da Noite, que ganha cada vez mais regularidade no calendário de eventos alternativos da cidade.


Participante relata sua experiência com o Rock desde os anos 80 e narra casos que presenciou envolvendo roqueiros, neo-nazistas, góticos e outras tribos.

18 horas. O encerramento desse percurso não poderia se dar senão com um boa noite a todos e todas que nos acompanharam pelo mundo das trevas que aqui nos parecem tão pop quanto o Papa.

2 comentários:

Márcio "Mäzela" Benevides disse...

Os obscuros perCursos da Cultura gótica - valeu!
O projeto Percursos Urbanos, da ONG Mediação de Saberes em parceria com o BNB (que ocorre todo sábado) fez um percurso comigo enfocando o gótico como manifestação cultural... E foi ótimo! Sempre eles convidam algum especialista sobre algum tema que remeta à urbanidade e do Centro Cultural do BNB um ônibus sai levando a galera pra dar uma volta em pontos que sejam notáveis. Grande projeto para resgatar a memória urbana e para discussões!

Começamos comigo dando uma palestra para contextualizar o gótico - de onde veio, como veio, que influências abarca, bandas, autores, ética, estética etc. E teve uma boa participação da galera, que deu de tudo: góticos, metaleiros, curiosos, protestantes, satanistas de fim-de-semana, roqueiros, malucos (a presença do folclórico Kuru foi comédia, eehheeh), pessoas com mais idade, crianças... Daí fizemos o trajeto Cemitério São João Batista, Catedral e Praia de Iracema ao som do melhor do gothic rock/pós-punk, num clima descontraído, num diálogo bacana onde todos tiveram oportunidade de perguntar e opinar sobre o tema. Também distribuímos o fanzine gótico "A Guilda". E, pra variar, levei tudo no bom humor (negro) para as pessoas se sentirem à vontade e desfazerem preconcepções. No fim, paramos no Hey Ho e encerramos o evento da forma mais massa possível, com todos, iniciantes e iniciados no gótico, felizes.

Para quem perdeu e achou interessante, eis alguns links para conferirem fotos e textos desta tarde/noite que foi ótima:

-álbum dos PerCursos Urbanos: http://www.orkut.com.br/Album.aspx?uid=17238646316356571446&aid=1217773734

Em meu álbum do orkut também há algumas fotos... E é isso, foi ótimo e gostaria de agradecer muito o convite de Thaís Monteiro e toda a equipe de produção (Vicente, valeuzão, brother). Quem perdeu, perdeu... É, galera, Mäzela também é cultura! hihihi. Abraços e dia 13 tem Plastique Noir na Profania!

Gerlanio Xymox disse...

Mazela o Blog Tah ótimo

Parabéns, você descreve muito bem a cultura Gótica

abração!