domingo, 17 de agosto de 2008

PerCurso "Na trilha das Estrelas"

Na Trilha das Estrelas
Realizada em 26 de abril de 2008, nesta edição do PerCursos Urbanos, fizemos uma viagem pelo cosmos. Planetas, estrelas, constelações, galáxias e astros errantes estiveram presentes em nosso roteiro a partir de relatos de uma turma que vive a trilhar os segredos do universo – os membros do Clube de Astronomia de Fortaleza. E mais: ao fim do roteiro, no observatório do Colégio 7 de Setembro, ainda tivemos a oportunidade de observar o planeta Saturno, que aprendemos a localizar no céu a partir da posição das Três Maria.
Como mediadores, estiveram presentes alguns dos membros do CASF: Dennis Weaver, Heliomárzio Moreira, Yure Castro, Saulo, Arnoldo Nunes, além da ilustre participáção do prof. Cláudio Pamplona, que nos recebeu em sua casa-museu-observatório.


Conversa preliminar com Saulo e Yure, membros do Clube de Astronomia de Fortaleza - CASF.

Primeiro ponto: o observatório do Colégio Christus, que tem um dos melhores telescópios da cidade. Pena termos de visitá-lo com o dia ainda claro...

Percurseiros conhecendo o equipamento.

Dennis Weaver, professor do Colégio Christus e Membro do CASF, responde a perguntas dos participantes.

Uma figura: professor Cláudio Pamplona compartilha um pouco de seu conhecimento enciclopédico: história, geologia, astronomia, esoterismo, ufologia, direito...

Quintal da casa do prof. Cláudio Pamplona: fragmento de meteoro que após longo percurso espacial resolveu cair no Bom Jardim, em Fortaleza: meia tonelada. Sorte foi não passar por lá nesse dia.

Equipamentos de aferição solar, também no quintal do professor Cláudio Pamplona.


Professor Cláudio Pamplona: das críticas ao "marketing turístico" do Museu da relatividade de Sobral aos objetos voadores não identificados, muitas histórias pra contar. Lá passamos os cinquenta minustos mais curtos do nosso roteiro (parafraseando Einstein).

Na casa-museu-observatório de Cláudio Pamplona: meteoritos...

...fragmentos vulcânicos...

...lunetas...
...telescópios...

... livros, filmes e muitas coleções.

Arnoldo Nunes, astronomo amador do CASF, mostra como usar uma luneta.

No último ponto deste roteiro, explicações do professor Heliomárzio, no Colégio 7 de Setembro.

Heliomárzio Marques fala das atividades que sua instituição desenvolve e convida os percurseiros para se fazerem presentes às "Quartas Celestes"


O Observatório do colégio 7 de Setembro (Av. Imperador, Centro) tem outro dos melhores equipamentos de observação astronômica de Fortaleza.

Percurseiros espremem-se no observatório do 7 de Setembro na curiosidade de ver o astro da noite: o planeta Saturno.

19:30h. Céu sem núvens neste abril de 2008 em que os céus da cidade promoveram portentosas tempestades. Participante aguça o olhar...

Pelas lentes: Saturno, seus anéis e duas luas!

Nenhum comentário: